Torcida Santista

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ganha Hoje Santos, Só Hoje !

Relembrando os grandes duelos da década de 1960, dois gigantes do futebol deverão paralisar o continente na decisão da Taça Libertadores 2011, nesta quarta-feira (22). Após um empate sem gols no jogo de ida no Uruguai há uma semana, Santos FC e Peñarol se enfrentam às 21h50 no Pacaembu, no duelo entre os dois primeiros campões do torneio continental.

No início da década de 1960, Santos FC e Peñarol rivalizam pela hegemonia do futebol sul-americano. O time uruguaio venceu as duas primeiras edições da Libertadores (1960/1961). Nos dois anos seguintes, foi a vez do Peixe ser bicampeão, sendo que o segundo título santista foi conquistado justamente contra o time de Montevidéu. Porém, o Penãrol ainda faturou outras três Libertadores (1966/1982/1987), enquanto os santistas seguram o grito de campeão há 48 anos. Além disso, os rivais têm cinco mundiais (dois dos brasileiros; três dos uruguaios).

Para tentar conquistar a América pela terceira vez, o Santos FC deverá estar próximo de sua escalação ideal, depois de não contar com quatro titulares no empate sem gols na partida da ida, há uma semana, em Montevidéu. O principal reforço santista é meia PH Ganso, afastado dos jogos oficiais há seis semanas, em razão de uma lesão no músculo reto da coxa direita. Após liberação do Departamento Médico, a escalação do Maestro da Vila está a critério do técnico Muricy Ramalho.

O lateral esquerdo Léo também volta a ficar à disposição da equipe, depois um mês de recuperação de uma lesão no tornozelo direito. Além deles, o capitão Edu Dracena retorna ao time, após cumprir suspensão no primeiro jogo contra os uruguaios.
 
Retrospecto
O Santos FC tem uma pequena vantagem no retrospecto geral contra o Peñarol. Dos 21 encontros entre os clubes, os santistas venceram nove e perderam sete. Houve cinco empates, já considerando o 0 a 0 no Estádio Centenário, há uma semana.
Até a decisão da Liberdadores 2011, os três principais confrontos entre os clubes foram os que decidiram o torneio continental em 1962. O Peixe fez 2 a 1 no Estádio Centenário e perdeu o segundo jogo por 3 a 2 na Vila Belmiro. Com uma vitória para cada lado, a decisão foi para um terceiro confronto em campo neutro. O palco escolhido foi o Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O Santos FC venceu por 3 a 0, com um gol de Coutinho e dois de Pelé,  que esteve fora dos dois primeiros jogos da final por contusão.

Arbitragem
O argentino Sergio Pezzotta será o árbitro da final da Libertadores 2011, auxiliado por seus compatriotas Ricardo Casas e Hernán Maidana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...